top of page
Buscar
  • Foto do escritorVal Araújo

Curta Xingu leva cinema para a região xinguana, em Altamira (PA)

Atualizado: 1 de jun. de 2023


📣🎥 Chegou a hora de votar!


O Curta Xingu 2023 abriu a votação popular para os filmes selecionados. 🥳🍿🎟️


Acesse o link aqui e escolha 1 (um) curta-metragem em cada uma das 4 categorias (Jenipapo; Seringa, Urucum e Castanha)

⚠️ Lembre-se, você só pode votar uma vez com seu e-mail, então manda para os seus amigos, sua aldeia, família e vizinhos para votarem também! 📲


Vote até às 23h59 do dia 2 de Junho e ajude a eleger os melhores filmes dessa edição. 🌟🎞️


O Festival Curta Xingu acontece nos dias 02 e 03 de junho, na Casa de Memória Transxingu, em Altamira (PA), totalmente presencial e com oficinas gratuitas, encontros e dezenas de filmes disputando nas mostras competitivas. Concorrem ao Troféu Idayuá curtas-metragens com até 15 minutos de duração, produzidos na região do Xingu, nas categorias: Seringa (Meio ambiente e práticas sustentáveis com a floresta em pé), Jenipapo (Povos da Floresta - indígenas, ribeirinhos e quilombolas) e Urucum (Diversidade de gênero - LGBTQIAPN+) produzidos a partir de celular. A novidade deste ano é a Mostra Castanha (Curtas-metragens de ficção ou documentários que atendam as temáticas anteriores), exclusivamente produzidos no Oeste do Pará.


“A produção audiovisual feita por nós, moradores da Amazônia, é estratégica e fundamental para a cultura, o empoderamento local, a conscientização ambiental na defesa dos direitos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de fomentar o turismo sustentável. Nos filmes desta edição observamos as perspectivas dos moradores, algo que certamente promove uma maior compreensão e apreciação dos desafios presentes e futuros dessa região”, afirma Val Araújo, idealizadora do projeto Curta Xingu. Muito além de um festival de cinema, o projeto pretende ser um importante difusor de conteúdos para as centenas de fazedores e fazedoras de cultura desta região, onde a produção audiovisual está em construção e significa uma oportunidade de expressão social e cultural.


Programação Curta Xingu 2023


Dia 02 de junho


Manhã

8h – Roda de Abertura

8h30 – Roda de Mororo (Mulheres Protagonistas da história do Xingu)

Mediadora: Val Araújo


Tarde

14h - Roda de Conversa: Festivais de Cinema do Pará com Val Araújo (Curta Xingu), Joyce Cursino (Telas em Movimento), Zienhe Castro (Amazônia FiDoc) e Raphael Ribeiro ( CineAlter)

Mediador: Felipe Pamplona (FCP)

16h - Palestra sobre “Roteiros” com Julia Priolli


Noite

19h – Higor Queiroz

19h30- Exibição da Mostra Competitiva Curta Xingu 2023

21h30- Show com MC Super Shock

22h30 - Apresentação cultural com Flávia Gonçalves



Dia 03 de junho


Manhã

8h – Acolhida Cultural

8h30 às 12h - Palestra “Luz, câmera e ação: Por dentro do set” com Joyce Cursino


Tarde

14h – Palestra de “Formatação de Projetos Audiovisuais” com Argel Medeiros

16h – Palestra de “Direção Cinematográfica” com Zienhe Castro

Noite

19h – AltasBatalha

20h – Premiação do Curta Xingu 2023

21h - Atividade cultural da Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira (Escolha da Rainha AGFAL)

22h – Show com Grah Podanosk


Sobre o Curta Xingu

A sétima arte encanta milhões de pessoas há décadas e podemos afirmar que o Cinema é um dos espaços mais democráticos entre as expressões culturais artísticas. Na telona ou nas telinhas dos smartphones descobrimos histórias fictícias ou reais, eternizadas na produção audiovisual. E assim, nasceu o projeto do Curta Xingu, da vontade e entusiasmo da Jornalista e Produtora Cultural Val Araújo, apaixonada por contar histórias e potencializar a voz dos moradores da região sudoeste do Pará.

O projeto é uma realização da Arte Comunicação Xingu que tem como missão “a democratização da comunicação, envolvimento produtivo sustentável, com respeito ao equilíbrio entre a sociedade e a natureza, atuando com base no conhecimento das múltiplas diversidades de povos e culturas da Transamazônica e Xingu”.




bottom of page